top of page
Aldo Segnini

IA na Liderança: Navegando a Parceria Humano-Máquina




"O maior líder não é necessariamente aquele que realiza as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas realizem as maiores coisas." - Ronald Reagan

Atualmente, nada pode estar causando mais ansiedade e desconforto para os líderes do que a rápida adoção de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial. Para a maioria dos líderes, a sensação é de que estamos agora enfrentando o enigma da Esfinge: "Decifre-me ou eu devorarei você." Talvez a melhor maneira de começar a se sentir mais confortável com essa tecnologia seja estudá-la e entendê-la: seu potencial, aplicações e possíveis impactos em seu negócio, no mercado e em sua equipe. Temos que decifrar a Esfinge.


Então, aqui está a primeira pergunta para refletir:


O que você está fazendo para se manter relevante diante das mudanças que estão por vir?


Você está preparado para responder a perguntas básicas, como:

  1. Como os líderes podem garantir que sua equipe se sinta confortável e confiante ao trabalhar com sistemas de IA?

  2. Quais considerações éticas os líderes devem ter ao integrar a IA em suas organizações?

  3. De que maneiras a IA pode ajudar os líderes a tomar melhores decisões e melhorar os resultados organizacionais?

  4. Como os líderes podem equilibrar os benefícios da IA com a necessidade de manter uma abordagem centrada nas pessoas na gestão e liderança?


Se você não está, tenho más notícias para você: você provavelmente já está se tornando irrelevante como líder, está se transformando em um dinossauro, ou melhor, um Líderssauro. Você estará extinto em alguns anos...


No entanto, o objetivo deste artigo não é trazer más notícias, mas ajudá-lo a se preparar para as mudanças.


Então, como você pode se preparar para ser o melhor líder para sua equipe? Comece descendo do seu pedestal, reconhecendo que o que você sabe é inestimável, mas não é suficiente. Torne-se novamente um estudante voraz e humilde. Use sua experiência como vantagem em sua nova jornada de aprendizado. Isso permitirá que você conecte mais pontos e obtenha mais insights a partir do que está aprendendo.


Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar hoje:

  1. Mantenha-se informado: Matricule-se em um bom programa executivo. Alguns são pagos, mas valem o investimento, como MIT, Harvard, Universidade de Chicago, Duke, Fundação Don Cabral (Brasil), StartSe (Brasil), Bocconi (Itália) e muitos outros. Existem também cursos gratuitos disponíveis, como os oferecidos pelo I2A2 (Canadá e Brasil). A falta de dinheiro não pode ser usada como desculpa para não estudar mais, já que a internet está repleta de bons cursos gratuitos. Considere participar de conferências do setor, ler publicações relevantes e se conectar com outros líderes que têm experiência com sistemas de IA.

  2. Aplique imediatamente o novo conhecimento: Aplique-o com sua equipe, dentro de sua empresa, departamento ou projeto. Realmente não importa onde, mas aplique-o assim que o aprender. Isso ajudará a fixar os novos conceitos e a mudar seus hábitos, que é o que queremos, não é mesmo? Começar a fazer coisas novas e relevantes e evitar as antigas.

  3. Compartilhe seu conhecimento e colabore com os outros: Ao compartilhar seu conhecimento, você receberá muito mais do que dá. Você deve ser uma ferramenta para o desenvolvimento de sua equipe, colegas, colegas de trabalho e amigos.

  4. Mantenha-se sempre perto de sua zona de conforto, mas fora dela: Como líder, você precisa desenvolver a capacidade de se sentir confortável fora de sua zona de conforto. Estar perto dela fará você se sentir um pouco mais seguro no início, ajudando-o a se acostumar com ela com o tempo.

  5. Aprender é uma jornada, não um destino: Nunca perca sua mentalidade de aprendiz. Aprenda a desfrutar da jornada e você nunca conseguirá parar de estudar.


Agora que já o provoquei sobre a sua necessidade de se manter relevante e também ofereci algumas maneiras de fazê-lo, voltemos ao assunto: Como navegar nessa nova Parceria Humano-Máquina?


Deixe-me fornecer algumas informações sobre as quatro perguntas que coloquei anteriormente:


1. Como os líderes podem garantir que sua equipe se sinta confortável e confiante ao trabalhar com sistemas de IA?

Fornecendo treinamento a eles. Disponibilizando informações adequadas, não apenas sobre novos projetos internos que utilizem a tecnologia, mas ajudando-os a entender o que está por vir, os impactos que isso pode gerar e como se preparar.


2. Quais considerações éticas os líderes devem ter ao integrar a IA em suas organizações?

Todos os líderes devem entender as questões relacionadas à privacidade, viés, discriminação, transparência e responsabilidade, bem como o impacto delas não apenas em seus negócios, mas também na sociedade. Isso é uma responsabilidade fundamental para todos os líderes que implementam sistemas/soluções baseados em IA. Estar ciente e vigilante dos possíveis impactos dessas questões ajudará a evitar causar danos aos funcionários, clientes ou outras partes interessadas.


3. De que maneiras a IA pode ajudar os líderes a tomar melhores decisões e melhorar os resultados organizacionais?

A IA tem a capacidade de fornecer novos insights sobre a organização e o mercado, ajudando as empresas a melhorarem processos, eficiência operacional e a identificar riscos e desafios. O líder que está ciente dessas possibilidades e de como utilizar a tecnologia para acessar esse potencial entregará melhores resultados para a empresa.


4. Como os líderes podem equilibrar os benefícios da IA com a necessidade de manter uma abordagem centrada nas pessoas na gestão e liderança?

Em minha opinião, este é um dos pontos mais importantes a serem abordados. Como líderes, precisamos cuidar dos negócios, mas fazemos isso por meio das pessoas. Deve haver um equilíbrio entre os dois. Ambos são fundamentais para a execução estratégica e a melhor maneira de fazer isso é criar uma forte cultura organizacional de colaboração, comunicação, autonomia, transparência e bem-estar dos funcionários. Como líderes, temos a obrigação de desenvolver novas habilidades em nossa equipe que não possam ser facilmente automatizadas e que ajudarão a empresa a ser mais ágil, criativa e a criar um novo diferencial competitivo.


O que VOCÊ FARÁ HOJE para evitar se tornar um Líderssauro e garantir que você se mantenha relevante nesse mundo de tecnologia e negócios em rápida evolução?



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page